Como criar um ambiente de trabalho saudável

Conheça os 6 benefícios corporativos de bem-estar que são alternativas para promover mais qualidade de vida, retém talentos e podem ser incluídas no pacote da sua empresa.

Essa categoria de benefício corporativo abrange o bem-estar físico (corpo), bem-estar mental (mente), bem-estar financeiro (dinheiro) e bem-estar social (relações sociais com os indivíduos).

Poucas são as empresas que sabem da importância de cuidar do seu capital humano. Outras, que não praticam este investimento, apresentam alta rotatividade e, com isso, sofrem grandes perdas financeiras (resultado do descuido com o bem-estar dos colaboradores).

Síndrome de burnout, distúrbio emocional que causa exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastantes. Tal síndrome pode atingir a todos, inclusive, os seus colaboradores.

 

Sugestões de bem-estar:

 

Terapia holística (bem-estar emocional e mental)

Massagens e outras terapias ajudam a melhorar o equilíbrio mental dos colaboradores.

Plataforma de descontos (bem-estar financeiro)

O colaborador ter acesso a um app de descontos e benefícios em compras, para economizar e obter o seu bem-estar financeiro.

Treinamento de diversidades (bem-estar social).

O treinamento de diversidade é aquele que aborda as diferentes características presentes nos grupos de pessoas que fazem parte de uma organização.

Para isso, são levantadas questões como cor, etnia, raça, idioma, religião, nacionalidade, orientação sexual, gênero, capacidade física e mental, entre outras que caracterizam os indivíduos. Objetivo desses treinamentos é garantir que as diferenças sejam aceitas e que novas perspectivas sejam abordadas a partir da visão do outro.

O objetivo é que essas ações sejam ativas na eliminação de tratamentos desiguais e enxerguem a si mesmas em uma perspectiva plural dentro da organização.

Outra finalidade importante do treinamento de diversidade é refletir como as pessoas são representadas na sociedade através de livros, filmes, novelas ou séries de TV, e até mesmo nas ações de divulgação e comunicação da própria marca.

 

Cuidar do bem-estar social dos trabalhadores também é uma tarefa para os RHs, se quiserem promover relações sociais positivas no ambiente de trabalho.

 

Esse treinamento pode conter aulas, debates e palestras sobre inclusão e respeito ao próximo para conscientizar e melhorar os comportamentos dos funcionários.

 

Espaço de meditação (bem-estar mental)

Imagina ter um lugar para meditar no trabalho quando surgir um momento de estresse ou irritação?

Então, pense sobre esse tipo de benefício corporativo que estimula o bem-estar mental dos colaboradores no dia a dia.

Clubes de leitura ou disputa de games (bem-estar social)

Todo mundo tem um bom livro para indicar, e os jogos estimulam a criatividade e conexão do time. Separe uma hora em uma determinada data da semana ou do mês para rolar um debate sobre o livro escolhido ou a disputa de um game.

Círculos de palestras para o público feminino (bem-estar feminino)

Seminários ou palestras educacionais: convidar especialistas que falem sobre assuntos como feminismo, lideranças e diversidade – e que incentivem a força de trabalho a assumir uma mentalidade corporativa mais positiva e igualitária.

Palestras de bem-estar físico e mental: Alimentação saudável, mudanças de hábitos, equilíbrio emocional e saúde sexual.

Gostou das dicas? Então aproveita para conhecer mais sobre a nosso trabalho https://sacadas.net/quemsomos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *